Crato: Secretaria do trabalho e desenvolvimento social segue com ações de proteção e cuidado

Divulgação/Prefeitura do Crato

Compartilhe:

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato (SMTDS) vem promovendo inúmeras ações referentes ao cuidado com a comunidade na prevenção a COVID-19.

Os profissionais da assistência social do município estão atuando diuturnamente na linha de frente para atender as demandas da população mais vulnerável. Assistentes sociais, psicólogos, advogados, orientadores e entrevistadores sociais, motoristas, auxiliares de serviços gerais e toda a equipe de coordenação dos equipamentos vêm administrando o trabalho para que os atendimentos ocorram da melhor forma.

Todas as denúncias de abuso e violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos são averiguadas e os devidos encaminhamentos feitos. A SMTDS busca pessoas em situação de rua para dar condições de enfrentar essa pandemia através do acompanhamento e da oferta de locais para higienização e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também acolhimento, realiza também entrega de cestas básicas e fornece apoio psicossocial para diversas famílias.

De acordo com o gestor da SMTDS, Aníbal Dantas, já foram entregues 30 toneladas de alimentos para instituições e famílias, disponibilizadas 80 mil máscaras de proteção para a população, foram realizados mais de dois mil atendimentos domiciliares e mais de dois mil atendimentos nos equipamentos da SMTDS desde o início da pandemia. Mais de cinco mil cadastros foram atualizados no CadÚnico, foram entregues 2.739 tickets de vale-gás em parceria com o Governo do Estado do Ceará, 100 kits pedagógicos para famílias do programa Criança Feliz, entre outros.

Nessa segunda-feira (27), o secretário esteve, pessoalmente, nos bairros Seminário e Gisélia Pinheiro (Batateira) realizando a entrega dos kits pedagógicos e de higiene distribuídos por meio de parceria com o Governo do Estado, Instituto Unibanco e Instituto da Primeira Infância (Iprede).

“Os kits são compostos por lápis de cor, tinta guache, giz de cera, massinha de modelar, cola e papel crepom. As crianças acompanhadas recebem visitas periódicas de entrevistadores para acompanhamento nesse momento fundamental de desenvolvimento durante a primeira infância, e os kits de higiene são compostos por produtos básicos de limpeza. Além disso, foram enviadas máscaras de proteção para todas as famílias”, disse.

O secretário Aníbal Dantas ainda ressalta que demais bairros da cidade receberão esses kits e explica que estão previstos para os próximos dias a distribuição de mais 120 mil máscaras de proteção, 613 kits de limpeza e higiene para famílias do Programa Mais Infância no município, 20 toneladas de alimentos para famílias e instituições, 500 kits pedagógicos do Programa Criança Feliz, e também a montagem de 982 dossiês para o Programa Minha Casa Minha Vida dos conjuntos habitacionais São Bento I e II.

“Nosso trabalho não para e o objetivo primordial é cuidar da população cratense”, destaca.

A Assistência Social cratense está agindo na perspectiva de garantir os direitos dos cidadãos e cidadãs e também na humanização, cuidado e proteção, sobretudo em meio a pandemia do novo coronavírus.

(*) Com informações da Prefeitura do Crato

Compartilhe:

Leia a Anterior

Fortuna de bilionários brasileiros cresce US$ 34 bi na pandemia, diz ONG

Leia a Próxima

Mais Nutrição: edital seleciona entidades do Cariri que serão beneficiadas por programa de atenção alimentar