A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), realizará nesta quinta-feira (19), solenidade em comemoração à Semana Nacional da Medicina de Emergência, cuja agenda de atividades ocorre durante os dias 16 a 20 de setembro, em várias instituições do Ceará.

Na ESP-CE, o evento contará com a presença de profissionais da área médica, residentes de medicina, e gestores do campo da saúde. A programação será composta por duas conferências com os seguintes temas: “Panorama da emergência no Ceará” e “História da Medicina de Emergência no Ceará”. Além de uma homenagem prestada aos alunos da primeira turma do Curso de Especialização de Medicina de Emergência (2009-2012) ofertada pela ESP-CE, e demais profissionais da área que contribuíram para o exercício da medicina de Emergência no Ceará.

O evento compõe a programação da Semana Nacional da Medicina de Emergência, que em Fortaleza, terá início no dia 16 com o lançamento do Programa Emergencista Voluntário pela Prefeitura de Fortaleza. No dia 17, haverá solenidade pela manhã na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem ao Dia Nacional do Médico Emergencista e à tarde no Hospital de Messejana. As comemorações encerram-se no dia 20 com os serviços das Estações Práticas no Shopping Benfica.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Frederico Arnaud, destaca a relevância da celebração e o papel do Ceará nos trabalhos da Medicina de Emergência, que desde 2017 passou a ser reconhecida como uma especialidade médica.

“Esta data se reveste de uma importância ímpar pois levará à classe, e também à população, o conhecimento da Medicina de Emergência”, afirma.

Para Arnaud, os médicos desta especialidade cumprirão um trabalho de impacto direto na dinâmica das emergências hospitalares no país.

“Na mudança do perfil, de logística, de fluxo, de profissionais treinados e capacitados para atender as principais patologias agudas e graves e que levam riscos de morte à população”, ressalta.

Medicina de Emergência

A Medicina de Emergência é uma especialidade médica que abrange o diagnóstico e tratamento de qualquer paciente que necessite de cuidados em situações de uma enfermidade aguda ou lesão que requeira atendimento imediato.

O principal objetivo da Medicina de Emergência é, portanto, por meio do tratamento inicial adequado, limitar a morbidade e a mortalidade dos pacientes. Sua prática abrange cuidados pré-hospitalares até o atendimento hospitalar, envolvendo conhecimentos de todas as especialidades relacionadas a ela.

Serviço

Solenidade em comemoração à Semana da Medicina de Emergência
Quando: 19 de setembro
Horário: 9 horas às 12 horas
Local: Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes – Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)

 

 

 

 

 

 

 

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará