Informações apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que, nesse domingo, Fortaleza alcançou a categoria extrema de radiação ultravioleta, com índice máximo de 11,5. A temperatura da Capital alcançou 32º.

A previsão para os demais dias da semana, até o próximo sábado, é que o índice máximo mantenha escala semelhante. De acordo com nota disponibilizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em agosto o índice máximo na Capital variou entre 12 e 13, mantendo-se dentro do esperado, segundo a climatologia. Já entre setembro e outubro, esse índice poderá chegar a 14.

O Índice Ultravioleta é uma medida da intensidade da radiação ultravioleta na superfície da Terra, que provoca efeitos sobre a pele humana. As categorias de Indice podem ser fragmentadas em: baixo (abaixo de 2); moderado (de 3 a 5); alto (de 6 a 7); muito alto (de 8 a 10) e extremo (acima de 11).

Conforme a Funceme, a radiação ultravioleta em Fortaleza e, praticamente, todo o Ceará varia, ao longo do ano, entre 10 (mínimo, entre junho e julho, com céu claro) e 14,5 (máximo, entre fevereiro e março, com céu claro).