Na manhã desta sexta-feira (18), o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, representou o governador Camilo Santana na solenidade de inauguração da nova ala da Famacêutica Fresenius Kabi, em Aquiraz.

A empresa especializada em medicamentos e tecnologias para infusão, transfusão e nutrição clínica, investiu quase R$100 milhões na planta de Aquiraz que passa a ser uma das fábricas de soluções injetáveis mais avançadas em termos de tecnologia do mundo.

A nova ala aumentará a produção em 30% da capacidade atual de frascos de soros e soluções parenterais de grande volume e empresa fará distribuição para todo o país além de ser iniciado o processo de exportação para a Argentina.

A nossa fábrica de Aquiraz é a mais eficiente dentre todas as plantas do grupo. Com a expansão, vamos replicar o modelo daqui para as outras unidades da Fresenius Kabi, ressaltou o presidente para o Brasil, Hernani Sério.

A Fresenius Kabi no Ceará gera 800 empregos diretos e cerca de 800 indiretos. A expectativa com a expansão da fábrica é gerar 50 novos postos de trabalho.

Esse é um momento de grande satisfação para a Fresenius Kabi e reforça nossa atuação e comprometimento com o estado do Ceará, que sempre nos acolheu muito bem, e com o Brasil, disse o presidente Hernani Sério.

Na ocasião o secretário Maia Júnior destacou o trabalho que o Governo, por meio da Sedet, vem fazendo afim de transformar o Estado em um pólo produtor de fármacos.

Hoje os grandes centros de produção do Brasil estão no eixo do Sudeste, e nós estamos mostrando aos empresários as vantagens de se descentralizar e trazer esses centros de produção ou centros de distribuição para mais próximo das regiões de consumo, como o Nordeste, com destaque para o Ceará, analisou.

A solenidade contou com a presença do Prefeito de Aquiraz, Edson Sá, do Diretor-Presidente da Fresenius Kabi para o Brasil, Hernani Sério, e do Diretor da Planta de Aquiraz, Henrique Cortez, entre outros convidados e parceiros.

Após a solenidade o secretário e equipe de governo visitaram as instalações da nova ala e conheceram todo o processo automatizado da indústria que tem origem alemã.