INSS amplia serviços remotos durante pandemia

Compartilhe:

Com a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou o número de serviços que a população pode acessar de casa, por aplicativo, site ou via Central 135.

Desde a última semana, é possível fazer de casa o Cálculo de Contribuição em Atraso, via Central 135. A apresentação de documentos como curatela e procuração, que antes ocorria apenas de forma presencial, são outras opções que agora podem ser feitas pelos canais remotos.

Com as agências da Previdência Social fechadas desde o dia 20 de março em função da pandemia, o segurado também pode fazer remotamente o pedido de antecipação do auxílio-doença e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para os deficientes.

Já opção de “Transferir Benefício para Conta Corrente” deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Esse serviço permite a alteração da forma de pagamento do benefício da modalidade cartão magnético para conta-corrente em nome do titular do benefício.

Desde abril, o segurado pode enviar o atestado médico diretamente pelo Meu INSS para avaliação da perícia. O INSS fez um passo a passo explicando como anexar o atestado no aplicativo.

Segundo o diretor de benefícios do INSS, Alessandro Roosevelt, esses são alguns dos serviços que se somaram a outros que o instituto já colocava à disposição da população por telefone e via aplicativo.

“Muitos serviços precisavam de atendimento presencial nas agências e colocamos nos canais remotos de forma a facilitar para as pessoas para que elas não tivessem que se deslocar até uma agencia do INSS”, explicou Alessandro Roosevelt.

Ele destacou que o trabalho do INSS não parou e está sendo feito de forma remota. “Os serviços do INSS continuam sendo atendidos, todos de forma remota. Os benefícios que estavam em análise estão sendo analisados pelos servidores, assim como as necessidades dos segurados, caso eles precisem de algo do INSS, sendo atendidos pelos canais remotos”, disse Roosevelt.

Canais de atendimento

Para acessar o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no computador ou instalar o aplicativo no celular gratuitamente, que está disponível para Android e IOS. São mais de 90 serviços oferecidos, entre eles, o pedido de aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, salário maternidade, pensão por morte e auxílio-doença.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação feita de telefone fixo é gratuita, e via celular custa o valor de uma ligação local.

Compartilhe:

Leia a Anterior

Ação do MPCE requer aumento de efetivo policial no município de Ocara

Leia a Próxima

Produtividade do Judiciário no 1º quadrimestre aumenta mesmo com pandemia