A linha sul do Metrô de Fortaleza – que liga a capital ao município de Pacatuba – já opera com horário ampliado desde a manhã de hoje. A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos informou que o horário foi ampliado em 1 hora. As estações e trens começam a funcionar uma hora mais cedo. As estações passam a abrir às 5h20 e os trens começam a circular a partir das 5h30, com partida simultânea nas duas extremidades da linha (estações Chico da Silva, no Centro, e Carlito Benevides, em Pacatuba).

Com essa medida, a Linha Sul tem aumentada a quantidade de horas em operação, de 12 horas e 30 minutos, para 13 horas e 30 minutos, diariamente. O intervalo de espera pelo próximo metrô, em todas as estações, continua em aproximadamente 20 minutos. Segundo o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz, a medida faz parte de um conjunto de investimentos para melhorar o funcionamento do sistema. “Como resultado de um processo de melhoria das condições operacionais, temos a expectativa para os próximos meses de novas ampliações de horário, além de todos os outros investimentos que estão acontecendo”, explica Eduardo.

A Linha Sul tem recebido investimentos em tecnologia, com a implantação de sistemas de telecomunicações, bilhetagem eletrônica e sinalização e controle de trens. Este último será o sistema o responsável por viabilizar o funcionamento automatizado da Linha Sul, o que abrirá possibilidades de redução do tempo de espera para cerca de 8 minutos, sem reduzir os níveis de segurança operacional.

Já o sistema de telecomunicações – que implantou câmeras, monitores, sistemas de som, rádio digital e fibra ótica interligando toda a Linha Sul – já está em pleno funcionamento. E o sistema de bilhetagem eletrônica está em fase de final de testes, com expectativa de começar a funcionar nas próximas semanas. Paralelamente à implantação dos sistemas, a utilização da Linha Sul pela população tem crescido. No ano passado, o número de passageiros aumentou 17%.

Fonte: Governo do Estado