Foto: Reprodução

Começa nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e, mesmo os que já foram imunizados anteriormente, precisam receber a nova dose este ano. Crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas e mulheres que estão com até 45 dias após o parto são o grupo prioritário escolhido por ser mais vulnerável.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e encarcerados. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo.

Em função da mudança na composição da vacina, o Ministério da Saúde considera “imprescindível” que os grupos selecionados, ainda que já tenham sido imunizados, recebam a nova dose este ano. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção.”

O que fazer

A orientação da pasta é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o ministério recomenda constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória – espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir. Também é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e pratos, além de ficar alerta aos sintomas para buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Na Capital

Em Fortaleza, a imunização será feita em 113 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos fins de semana, das 8h30 às 16h30. Nos próximos dias 13, 20 e 27, 12 unidades de saúde disponibilizarão as vacinas:

  • Regional I: Carlos Ribeiro e Maria Aparecida
  • Regional II: Paulo Marcelo e Irmã Hercília
  • Regional III: 13/04 – Anastácio Magalhães e Meton de Alencar; 20 e 27/04 – Anastácio Magalhães e Licínio Nunes
  • Regional IV: Luis Costa e Valdevino de Carvalho
  • Regional V: José Paracampos e Maciel de Brito
  • Regional VI: Messejana e Melo Jaborandi

Além das regionais, o campo do Fortaleza Esporte Clube, na Rua Senador Fernandes Távora, 200, Bairro Pici, no dia 16 de abril, das 9h às 11h30; e a sede do Ceará Sporting Club, na Avenida Major Weyne, 1040, Bairro Damas, nos dias 10 e 27 de abril e no dia 4 de maio, das 8h30 às 16h, também disponibilizarão a vacina.