O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu votar na reforma da Previdência de uma só vez. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a votação do texto principal da reforma deve ter início nesta quarta-feira por volta das 15h. Os parlamentares rejeitaram o pedido de votação por partes por 299 votos a 42, com duas abstenções, e agora inicia a análise de mérito propriamente dito.

Deputados contrários e favoráveis vão encaminhar o texto e depois os líderes vão orientar a bancada para que a votação seja iniciada. A proposta precisa ser votada em dois turnos, com voto favorável de 308 deputados, para ser aprovada.

A reforma da Previdência estabelece uma idade mínima para a aposentadoria: 65 anos para homens e 62 para mulheres. São impostas também mudanças no cálculo dos benefícios, que vai contabilizar a média de todas as contribuições e exigir mais tempo na ativa para um valor maior na aposentadoria. Serão exigidos 40 anos de contribuição para um benefício igual a 100% da média das contribuições, enquanto o piso será de 60% da média.

Para quem já está na ativa, há regras de transição. A proposta também aumenta as alíquotas de contribuição previdenciária.

O presidente da Câmara dos Deputados defende que é possível terminar a votação dos dois turnos até sexta-feira. Neste momento, há 234 deputados na sessão do Plenário.