O deputado Queiroz Filho (PDT) destacou nesta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Ceará, a iniciativa do Governo do Estado em lançar 1.111 bolsas de mestrado e doutorado, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ao todo, serão investidos cerca de R$ 23,7 milhões.

Estamos indo na contramão da política nacional que pouco valoriza a pesquisa científica. Mas graças à sensibilidade do governador Camilo Santana, somado ao trabalho do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, o número de bolsas é ainda maior do que foi concedido no ano passado. Muitos desses trabalhos desenvolvidos são aplicados no Estado, como o programa Cientista Chefe, disse Queiroz.

O parlamentar também exaltou o número de mulheres que receberam as bolsas de formação acadêmica.

Aproveitando a Semana da Mulher, faço o registro das pesquisadoras, que estão em maioria das beneficiadas por essas bolsas, apenas ratificando a forças dessas mulheres inteligentes do Ceará, completou.

O edital registrou aumento de aproximadamente 6% no número de bolsas de mestrado concedidas, totalizando 629, e de cerca de 4% no número de bolsas de doutorado, totalizando 482.