Um total de 15 cobras foram capturadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de suas unidades operacionais, na Capital e Interior do Estado do Ceará, no período de 24 horas. De acordo com o tenente Fideles Dutra, do CBMCE, as capturas ocorreram entre o início da manhã desta sexta, 29, e o mesmo período de sábado, 30. Todos os animais eram do tipo jiboia e com tamanhos que variam entre 1,5 m e 2,5 metros. Após a captura, todas os animais foram soltos em seu habitat natural, sem ferimentos e longe das residências. Nenhum agente saiu ferido.

No total, 10 quartéis dos Bombeiros capturaram os répteis: Aracati (uma cobra), Batalhão de Busca e Salvamento (uma), Crato (três), Crateús (uma), Conjunto Ceará (uma), Caucaia (duas), Iguatu (uma), Juazeiro do Norte (uma ), Maracanaú (três) e Sobral (uma cobra).

O Brasil registra uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano. A incidência de picadas de cobras peçonhentas é maior entre os meses de março e agosto. Nessa época do ano, as cobras procriam mais. Isso porque os animais armazenam sêmen e só o liberam quando há possibilidade de o filhote ter comida. O alimento, no caso, é o rato, que se multiplica com o maior acúmulo de lixo.