O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) anunciou, por meio de nota, que, mesmo os trabalhadores do setor admitindo adesão ao movimento da greve geral, programada para esta sexta, o serviço funcionará com normalidade na Capital.
A nota destaca que a greve no sistema de transporte é obrigada por lei a comunicar o Sindiônibus e aos usuários sobre a greve com uma antecedência de 72 horas. Além disso, a lei obriga a definição de uma frota mínima para o atendimento à população.
Qualquer paralisação que não siga esse rito é um ataque ao fortalezense e estará ferindo frontalmente às leis e ao próprio direito de greve, instrumento legal do trabalhador — diz a nota.
Nota do Sindiônibus
Diante do anúncio, por parte da diretoria do SINTRO (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará), de que irá aderir ao movimento intitulado “Greve Geral”, o SINDIÔNIBUS (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) vem a público informar que nesta sexta-feira haverá transporte coletivo circulando normalmente. Os profissionais do transporte da nossa capital têm demonstrado sempre seu compromisso com a missão de transportar e não vão perder seu dia de trabalho. Uma greve no sistema de transporte obrigatoriamente necessita de procedimentos legais, tais como a comunicação prévia ao Sindiônibus e aos usuários com uma antecedência de 72 horas e a definição de uma frota mínima para o atendimento à população. Qualquer paralisação que não siga esse rito é um ataque ao fortalezense e estará ferindo frontalmente às leis e ao próprio direito de greve, instrumento legal do trabalhador. Não podemos admitir que a diretoria do Sintro, vinculada a partido político, utilize o sindicato e o trabalhador para legitimar interesses partidários e prejudicar a população que necessita do transporte coletivo para ir ao encontro de suas necessidades.