Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O município de Sobral ganhou, nesta segunda-feira, destaque na imprensa nacional com o desempenho dos estudantes e professores da Escola Antonio Custódio de Azevedo, no Distrito de Aprazível. O dia começou com uma reportagem de três minutos no Jornal H 1, da Rede Globo de Televisão. O conteúdo da reportagem foi levado ao ar em outros telejornais da Rede Globo e da Globo News.

As mudanças na educação de Sobral tiveram início na primeira gestão do prefeito Cid Gomes no ano de 1995. O ciclo de melhorias, que deu projeção nacional ao ensino básico de Sobral, teve sequência nas administradores dos sucessores Leonidas Cristino, Veveu Arruda e, atualmente, Ivo Gomes (PDT).

Um nome técnico teve colaboração determinante na revolução do ensino do município: a professora Izolda Cela, secretaria de Educação do Município, Secretária de Educação do Estado e atual vice-governadora do Ceará. A reportagem que retrata as mudanças no ensino municipal é aberta com o depoimento da pequena Isabela Regina, de 5 anos, que fala do aprendizado e da leitura. As declarações de professores mostram como é possível se melhorar a qualidade do ensino.

Orgulho para diretores e professores, os alunos que vem apresentando melhorias no desempenho escolar. Na última edição do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação Básica do Ceará), a escola ficou em primeiro lugar no ranking municipal no aprendizado dos alunos do 2º, do 5º e do 9º ano.

A aluna Isabela Regina, conta que aprendeu a ler desde do Infantil 5 e foi se aprimorando com os incentivos dos pais e da escola. “Eu já sabia ler desde do infantil 5, eu fui lendo, lendo ai eu consegui ler bem como eu estou lendo hoje”, relata.

A diretora da escola, Cidimary Ximenes, afirma que a organização e dedicação dos alunos e professores em parceria com os familiares fizeram com que o crescimento educacional crescesse e levasse a escola a essa qualificação.

Os melhores desempenhos escolares estão nas escolas da zona rural, onde 90% apresentam resultados satisfatórios para a educação. De acordo com o secretário de Educação de Sobral, Hebert Lima, as escolas das zona rural por apresentar projetos específicos e terem uma interação com a comunidade, os resultado se tornam mais eficientes na educação das crianças e jovens.

Além dos prêmios regionais e nacionais, a escola se destaca pelo índice de evasão escolar zero. O maior exemplo para os alunos são os professores, pois, 70% deles moram fora da sede do município e frequentam a escola todos os dias.

Confira no vídeo abaixo um trecho da matéria:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp