Para reforçar a segurança, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) retirou do ar 66 sites fraudulentos somente no primeiro semestre de 2023. As páginas serviam à prática de diversos crimes, oferecendo produtos e serviços falsos, participação em leilões fraudulentos e conteúdo sexual com a utilização indevida da imagem de terceiros. O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Além disso, outros sites ainda simulavam órgãos estatais cearenses, como Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE) e Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). As páginas foram identificados por meio de registros de boletins de ocorrência e do monitoramento constante da DRCC.
Os sites simulavam endereços eletrônicos que já existiam para obter informações de vítimas, que realizavam pagamentos e forneciam seus dados e documentos pessoais. Assim, as informações pessoais eram utilizadas para o cometimento de outras fraudes eletrônicas.
O relatório State of Mobile 2022 revela que o Brasil é líder no uso de celular, com mais de 5 horas diárias. Não é à toa que aplicativos de comunicação e os sites se tornaram os principais canais para aplicar golpes. Estando mais conectados, os usuários ficam mais disponíveis, expostos e vulneráveis à ação de criminosos. Por isso, o GCMAIS separou algumas dicas para você não cair em fraudes.