Fundamental para a circulação de pessoas e mercadorias em Fortaleza e Região Metropolitana, a obra de conclusão do Anel Viário deve ganhar mais celeridade a partir deste mês. Nesta quarta-feira (13), aconteceu, na sede da Superintendência de Obras Públicas (SOP), uma reunião de alinhamento com representantes do consórcio responsável pela execução da obra e de todos os órgãos envolvidos.
Comandada pelo titular da SOP, Valdeci Rebouças, o encontro teve o objetivo de fazer alinhamento do cronograma de ações de cada equipe nos trabalhos que estão em andamento e antecipar possíveis ações necessárias para que tudo corra de acordo com o plano estabelecido.
“O alinhamento de ações de cada instituição faz com que a execução de cada etapa das obras ocorra de forma dinâmica e mais rápida. Dessa forma, os serviços de terraplanagem, ciclovias e pavimentação seguirão um cronograma conjunto e com o menor transtorno para moradores e comerciantes localizados nos trechos que estão em obras”, destaca o superintendente Valdeci Rebouças.
Para o gerente do Consórcio Novo Anel Viário, Denis Machado, a reunião de alinhamento é fundamental para pontuar todos os entraves que precisam de apoio de outros órgãos para solução. “Essa determinação da direção da SOP de identificar os problemas e alinharmos os agentes é importante para que, passo a passo, possamos resolver as questões antigas e liberar a obra para cumprirmos o contrato dentro do prazo estabelecido”, ressaltou.
Serão executados diversos serviços, como recuperação de pistas e construção de estruturas como alças, retornos, acessos e ciclovias, em um trecho de 32,30 km. A empresa atualmente à frente dos trabalhos está concentrada na implantação das ciclovias, restauração do acostamento da pista direita e no subtrecho entre os entroncamentos com a rodovia CE-065 e CE-020.
A obra é realizada através de convênio celebrado, no fim de 2023, pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O valor do investimento é composto por recursos federais da ordem de R$ 80 milhões, somados à contrapartida estadual de R$ 16,5 milhões.
Serviços que serão realizados
– Conclusão de 6,2 km de restauração das pistas principais da CE-010;
– Pavimentação de 21,2 km de acostamento;
– Pavimentação de 6,1 km de faixa de segurança;
– Pavimentação de 28,7 km de ciclovias;
– Execução das alças nas interseções com a CE-060 (próximo à Central de Abastecimento do Ceará – Ceasa) e CE-065;
– Execução dos acessos ao Conjunto Nova Metrópole;
– Implantação de nove retornos ao longo de todo o trecho, assim como a execução dos seus respectivos sistemas de drenagem e sinalização.