Na hora que uma lâmpada queima ou quebra muita gente tem dúvida do que deve fazer e em como descartar o material. A primeira dica e a mais importante é: não as jogue no lixo reciclável, menos ainda no lixo comum! O ideal é embalar elas em papel ou caixa de papelão, evitando os sacos plásticos, já que as lâmpadas correm o risco de quebrar no caminho.
E tem outra dica muito importante: quando quebradas, as lâmpadas liberam mercúrio, substância que pode gerar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente, por isso a atenção tem que ser redobrada.
No caso das lâmpadas fluorescentes, conhecidas por serem as mais econômicas e populares, se estiver apenas queimada, é possível levar aos centros que comercializam a lâmpada para que eles façam o tratamento adequado. Mas se estiver quebrada, coloque-a em uma caixa de papelão ou enrolada em um papel e a leve para um local que receba e recolha o material. Esse tipo de lâmpada possui mercúrio em seu interior e o seu metal pesado é tóxico e pode contaminar o solo, a água, as plantas e os animais.
Já as lâmpadas de LED, que são feitas com uma variedade de materiais como vidro ou plástico, sm casos de quebra ou queima deve-se procurar postos que fazem a coleta das lâmpadas. Essas de LED possuem uma vida útil longa com 98% dos componentes podendo ser recicláveis, reduzindo o desperdício de energia. Além disso, possuem uma capacitação ampla de iluminação.