A empresária Lucinha Feitosa (DEM) renunciou, em caráter irrevogável, ao cargo de vice-prefeita da cidade do Eusébio. Lucinha foi eleita em 2020 na chapa encabeçada pelo prefeito Acilon Gonçalves (PL). A justificativa, para a decisão, é a incompatibilidade entre as atividades no poder público e empresarial. O prefeito Acilon, em nota, agradeceu a participação de Lucinha na composição de sua chapa e a enalteceu pelo comportamento ético.
Em um dos trechos da carta encaminhada ao presidente da Câmara Municipal do Eusébio, vereador Roberto Rocha (PL), com o comunicado da renúncia, Lucinha afirma que “os mecanismos de governança e compliance impedem que pessoas politicamente expostas e seus familiares façam negócios com muitas empresas, a percepção dessa circunstância foi de grande importância para essa decisão”.
Lucinha Feitosa afirma, ainda, que “A legislação criada para prevenir determinados problemas muitas vezes impede que cidadãos bem-intencionados consigam dedicar parte de suas vidas em benefício do coletivo, pois acabam prejudicando e limitando sua vida profissional”. Lucinha é esposa do empresário e presidente do DEM no Ceará, Chiquinho Feitosa.
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a decisão de Lucina, em renunciar ao cargo de vice-prefeita, “reflete sua postura ética ímpar, pois ela cumpre com a sua decisão as inafastáveis regras de ‘compliance’ que estabelecem incompatibilidades entre estar empresária e ser vice-prefeita”. Com a renúncia de Lucinha, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Rocha, fica como o eventual substituto de Acilon no comando da Prefeitura do Eusébio.
CARTA RENÚNCIA
NOTA DO PREFEITO ACILON
Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Silva falando sobre o assunto