A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) agiu rápido e efetuou as capturas de cinco pessoas e apreensões de cinco armas de fogo, nessa segunda-feira (20), no município de Barreira – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. O trabalho policial se desenvolveu logo após uma tentativa de assalto que culminou em um policial militar da reserva baleado. Dois envolvidos no crime foram presos e com eles os agentes de segurança apreenderam três armas de fogo. Os demais capturados foram localizados durante as diligências, com outros ilícitos.

Os criminosos capturados na ocorrência que resultou em um PM ferido cometeram roubo em um mercadinho e agiram também contra um posto de combustível da cidade. A vítima tentou impedir o último delito, quando se envolveu em uma troca de tiros com os bandidos. De acordo com os militares que foram acionados para o caso, os bandidos já chegaram atirando. O PM da reserva foi ferido, sendo socorrido para uma unidade médica e, após ser atendido, recebeu alta. Um dos suspeitos também foi lesionado e socorrido. João Paulo Domingos do Nascimento Lisboa (18), que não possuía antecedentes criminais, foi preso logo após ser liberado do hospital. Ele foi capturado com um revólver.  Outro foi apreendido pelos policiais ainda no local.

As diligências sobre o fato foram continuadas visando à captura dos demais envolvidos e informações foram repassadas à Polícia sobre o possível paradeiro deles. No local apontado na denúncia, em uma casa situada na zona rural do município, os agentes de segurança localizaram seis suspeitos e três dos criminosos atiraram contra a composição. Um deles, identificado como Joilson Oliveira da Silva (21), que responde por tentativa de homicídio e tráfico de drogas, foi ferido e socorrido, sendo capturado. Com o mesmo, os militares apreenderam um revólver calibre 38. Os demais conseguiram empreender fuga e ainda no local os agentes de segurança apreenderam uma espingarda cal. 12 – também utilizada por eles.

Na casa onde o grupo estava, a Polícia ainda flagrou uma adolescente com 21 trouxinhas de maconha e outro pedaço prensado da droga, além de algumas munições. Enquanto os militares seguiam para a delegacia a fim de registrarem os procedimentos policiais, eles também prenderam uma dupla de suspeitos em um carro Celta. Os agentes de segurança foram acionados por uma vítima que teve seu carro roubado. Ela reconheceu os aros do veículo como semelhantes aos seus e no interior do automóvel foi encontrado um revólver cal. 38. Os suspeitos foram identificados como Jose Nicolas Pereira (20), que responde por roubo, e Francisco Johon Lennon da Silva (20).

Todos os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Redenção, onde os procedimentos policiais foram registrados. João Paulo foi autuado por roubo, Joilson por tentativa de homicídio contra os policiais e os dois últimos por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: SSPDS