Hoje vamos falar sobre a sustentabilidade na construção civil e, mais especificamente, sobre a utilização do concreto reciclado e seus benefícios. Além de um alto tempo de produção, a estrutura de concreto gera uma quantidade considerável de entulho, por isso a necessidade de pensarmos em formas de diminuir os impactos e o concreto reciclado chegou para ocupar um conceito cada vez mais crescente, na construção civil, e capaz de dar novas qualidades ao gerenciamento de suas obras.
A parte que mais preocupa no uso do concreto é os resíduos, No país, um dado alarmante tem reforçado o uso do concreto reciclado: anualmente, o setor gera 84 milhões de metros cúbicos de resíduos. E desses cerca de 17 milhões são reaproveitados. Infelizmente, a maior parte ainda é destinada a lixões.
Vantagens do concreto reciclado
Além de ser sustentável, o concreto reciclado é um material mais acessível. Ele também é mais forte e mais leve do que o agregado de concreto virgem. Consequentemente, os seus projetos podem contar com a redução de custos e, ainda, causar um impacto ambiental inferior. Com esse tipo de concreto aplicado em seus próximos projetos, você adquire um produto que se assemelha ao original, mas com um custo inferior. Além de impactar menos o meio ambiente, mostrando a preocupação ambiental da sua empresa e, claro, contribuindo para gerar menos poluição e entulho.
Sustentabilidade na construção civil
Com o passar dos dias e as evoluções, a construção civil ficou cada vez mais preocupada com a preservação do meio ambiente, a utilização de processos e produtos sustentáveis, e também com o descarte apropriado de materiais de obras, especialmente do concreto. Para se ter ideia, em média, 2% a 3% da produção de uma concreteira é descartada como resíduo. No país, um dado alarmante tem reforçado o uso do concreto reciclado: anualmente, o setor gera 84 milhões de metros cúbicos de resíduos. Por isso a importância de pensarmos métodos e soluções sustentáveis na obra de pensar em construir.