BIE - Banco de Imagens Externas da Agência Senado. Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai aplicar um reajuste de 12,25% à tarifa média dos serviços praticados pela empresa em Fortaleza e nos outros 151 municípios operados pela companhia no Estado.

O anúncio do reajuste foi divulgado nessa quarta-feira (30) e começa a valer a partir do dia 29 de janeiro de 2021. O reajuste foi aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e está relacionado à variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) do período de julho de 2018 a abril de 2020. De acordo com a empresa, a última alteração no valor da tarifa aconteceu em março de 2019.

Com a aplicação do percentual estabelecido pela agência reguladora, a tarifa média dos serviços de água e esgoto da Cagece passa a ser de R$ 4,61. A alteração na tarifa estava prevista para acontecer em maio deste ano, mas foi alterada devido à pandemia de Covid-19.