Tarifa imposta pelos EUA pode impactar negativamente o Ceará; entenda

Foto: Reprodução

Após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras por parte dos Estados Unidos, a Coordenação de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene fez uma sondagem para verificar os possíveis impactos da taxação para o Nordeste. De acordo com o estudo, Ceará, Bahia e Maranhão serão os estados mais afetados, já que são os principais exportadores da Região para os EUA em 2025. Só este ano, até o mês de junho, a pauta de exportações do Nordeste para os Estados Unidos somou US$ 1 bilhão (dólares), o equivalente a R$ 8,7 bilhões, sendo o principal exportador o estado do Ceará.

Foi avaliado, ainda, o ano de 2024, com Bahia, Maranhão, Ceará e Pernambuco protagonizando as exportações para os norte-americanos, sendo responsáveis por US$ 2,5 bilhões, aproximadamente R$ 14 bilhões. De acordo José Farias, coordenador de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação da Sudene, o aumento da tarifa fará com que os compradores norte-americanos naturalmente iriam procurar outros fornecedores no mercado mundial, refletindo não só na perda do PIB e de empregos, mas trazendo também “consequências indiretas bem mais pesadas sobre a cadeia produtiva regional.

No Ceará, os produtos exportados que se destacam são: o aço, frutas, pescados e calçados.

Informações – Coordenação de Estudos, Pesquisas, Tecnologia e Inovação