Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Os tucanos devem fechar, nesta semana, a indicação do nome do senador Tasso Jereissati como vice na chapa a ser encabeçada pela senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. Uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo destaca, neste domingo, que Tasso é a aposta da aliança PSDB-MDB-Cidadania para ampliar o diálogo com a chamada terceira via, especialmente, com Ciro Gomes (PDT) e com o mercado financeiro.

A aliança entre PSDB e MDB foi costurada, mas, ao longo da semana passada, surgiram resistências com a decisão do MDB em manter a candidatura do deputado estadual Gabriel Souza ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O impasse fez Tasso segurar o anúncio de que aceitaria participar da chapa de Simone Tebet.

De acordo com a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, o tucano já aceitou o “desafio”, mas só vai falar do assunto após formalizado o acordo. Os tucanos exigiram, como condição para fechar o apoio a Simone Tebet, a retirada, pelo MDB, de candidaturas aos Governos Estaduais do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. No RS, a aposta do PSDB é o ex-governador Eduardo Leite.

PROXIMIDADE COM CIRO

A polarização da corrida pré-eleitoral entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro não desanima os aliados do PSDB e MDB que acreditam que, com mais de 30% dos eleitores sem candidato, a terceira via, com Simone Tebet, pode se viabilizar para chegar ao segundo turno. Os votos da terceira via – eleitores que não querem Lula, nem Bolsonaro, são disputados entre Simone e Ciro Gomes.

O pré-candidato do PDT já sinalizou para o diálogo com a senadora Simone Tebet a quem sempre faz elogios, mas tem enfatizado que manterá a candidatura por acreditar que estará no segundo turno. Ciro aparece nas pesquisas de intenção de votos com 8% de apoio popular, enquanto Simone surge com 1%.
A tendência é que, com o início da campanha nas ruas, nas redes sociais e pelo rádio e pela televisão,

Ciro e Simone irão conquistar maior apoio dos eleitores. A entrada do senador Tasso Jereissati na chapa de Simone Tebet abre o diálogo com o presidenciável Ciro Gomes sobre a presença da terceira via na disputa à Presidência da República.