O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao lançar, nesta segunda-feira (1º), um pacote de obras de R$ 1,5 bilhão para o biênio 2019/2020, deu o pontapé em sua própria sucessão ao projetar a imagem do secretário de Governo, Samuel Dias, e reunir, ao seu lado, o ex-presidenciável Ciro Gomes, o Governador Camilo Santana (PT), o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT). Tasso e Ciro trocaram elogios e o tucano admitiu a possibilidade de aliança entre PSDB e PDT.
A presença de Tasso no evento da Prefeitura é uma demonstração de reaproximação com os irmãos Cid e Ciro Gomes e um recado para o Capitão Wagner, do PROS, que tem tentado reconstruir a ponte de diálogo com lideranças estaduais do PSDB na corrida pela Prefeitura da Capital em 2020.
Wagner que, em 2016, recebeu apoio do PSDB na disputa contra o atual prefeito Roberto Cláudio, deixou expectativas que, em 2018, montaria uma aliança com os tucanos nas eleições proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara Federal) e majoritária (Senado e Governo do Estado).
O capitão optou, porém, pela carreira solo, filiou-se ao PROS e conquistou uma vaga na Câmara Federal com 303.593 votos, sendo, que, desse total, 176.221 sufrágios foram na Capital. Os tucanos contavam com a expressiva votação de Wagner que poderia ajudar o PSDB a eleger mais três deputados federais. A opção de Wagner deixou frustração para os tucanos.
A cúpula do PSDB esperou a hora para dar o troco e, pelo visto, com os elogios do senador Tasso ao pacote de obras de Roberto Cláudio, a resposta dos tucanos ao Capitão Wagner pode ter sido construída. A definição de candidaturas e alianças na eleição da Capital só ocorrerá a partir do mês de junho de 2020, mas, com antecedência de um ano, algumas pedras do xadrez começam a ser montadas.
Samuel X Sarto
Ex-secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Samuel Dias, ao ser escolhido para apresentar o pacote de obras da administração municipal, ocupou o lugar de pré-candidato à sucessão de Roberto Cláudio. O pacote de obras é um conjunto de ações financiadas com empréstimos internacionais que totalizam hoje R$ 1,5 bilhão. As obras significam um caminho aberto para Roberto Cláudio eleger o sucessor.
Durante a primeira gestão do atual prefeito, Samuel cumpriu importante papel no planejamento e realização de obras para a Copa do Mundo de 2014 e, no atual mandato, mergulhou nos bastidores políticos. É um homem da intimidade e da confiança de Roberto Cláudio e, por isso, nesse momento, é tido, também, como um dos pré-candidatos à Prefeitura em 2020. O PDT tem, também, nessa lista, o presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto.
Confira entrevista com senador Tasso Jereissati (PSDB):