A divisão interna se agravou, nos últimos dias, e os dirigentes nacionais tentam, nesta semana, salvar o PSDB. O presidente interino da Executiva Nacional, senador Tasso Jereissati, comanda, na próxima quinta-feira, em Brasília, uma reunião com os presidentes regionais da sigla para avaliar a situação do partido em cada estado.

Tasso espera, para as próximas 48 horas, uma resposta do senador Aécio Neves (MG) que pediu um tempo para definir se deixa ou não o cargo de presidente – Aécio é o Presidente da Executiva Nacional, mas está afastado desde o mês de maio após o vazamento das imagens que o comprometem em um suposto pedido de R$ 2 milhões a um dos dirigentes do Grupo JBS.

Com 29 anos de história, o PSDB enfrenta a sua mais profunda crise interna. As denúncias que envolvem o senador Aécio Neves no escândalo da JBS o suprimiram um capital eleitoral superior a 50 milhões de votos adquiridos no segundo turno da eleição presidencial de 2014. Em três anos e meio, Aécio viu ruir esse patrimônio e, se escapar das denúncias no Supremo Tribunal Deputados 2018. Federal (STF), tentará, pelo menos, um mandato na Câmara dos

O desgaste de Aécio recaiu sobre o PSDB e tirou a sigla do protagonismo pré-eleitoral. O nome que o partido tem como opção ao Palácio do Planalto é o do governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, que aparece em quarto lugar nas pesquisas de intenção de votos. Alckimin, que desbancou a pré-candidatura do em prefeito de São Paulo, João Doria, se aproximou do senador Tasso Jereissati e o tem como opção para comandar o PSDB a caminho das eleições de 2018. Doria, por sua vez, é aliado do

tucano Aécio Neves, que conta, também, com o apoio do Palácio do Planalto para barrar a escolha de Tasso como presidente do PSDB por dois anos. Os aliados do presidente Michel Temer vêem Tasso como obstáculo para o PSDB continuar com cargos no Governo Federal e, por essa razão, dão apoio a Aécio Neves que tenta fazer o governador de Goias, Marconi Perillo, presidente da Executiva Nacional na convenção marcada para o dia 9 em Brasília.