A taxa de positividade de testes para a Covid-19 no Ceará já se aproxima dos 45%, informou o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, durante participação em live realizada pelo governador Camilo Santana na última sexta-feira. De acordo com o secretário, a positividade em todo o Estado vem “aumentando progressivamente”. E Fortaleza apresenta cenário semelhante, com uma taxa de positividade próxima aos 45%. 

Entre os dias 31 de dezembro até o dia 6 de janeiro a proporção de positividade das amostras de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, era de 23,3%.  Marcos Gadelha também detalhou que a média de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da Capital tem “aumentado bastante”. Sobretudo devido à Covid e à Influenza.  O mesmo é visto nas Unidades de Pronto Atendimento  com registros de mil atendimentos diários. 

Devido ao aumento dos atendimentos na rede pública de saúde, o chefe do Executivo informou que vai anunciar, nesta semana, detalhes referentes a um apoio financeiro que será concedido aos municípios. Os recursos devem beneficiar todas as 184 cidades. Diante da escalada da pandemia, Camilo Santana anunciou as novas decisões tomadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia.  As medidas entram em vigor mediante publicação do próximo decreto no Diário Oficial do Estado.