O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece) realiza, nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Assembleia Legislativa para discutir as dúvidas sobre os limites entre os Municípios de Eusébio e Fortaleza.
O coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), da Assembleia Legislativa, Luís Carlos Mourão, explica que a reunião foi solicitada pela Prefeitura do Eusébio com o objetivo de esclarecer dúvidas, especialmente na região da Lagoa da Precabura, que marca a divisão entre os municípios.
Mourão destaca que a lagoa é considerada o maior espelho de água da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e é um manancial com áreas de carnaúbas, de dunas e grande variedade de espécies aquáticas. As dúvidas sobre os limites entre os dois municípios, segundo ele, são geradas pela condição desse espelho de água da lagoa.
“Quando a lagoa está cheia, o limite fica em uma posição, mas vai se modificando à medida em que a estiagem reduz a quantidade de água”, observa Luis Mourão, ao lembrar quem uma das soluções apontadas seria que o limite passasse a ser definido por meio de uma estrutura física, como a Avenida Maestro Lisboa, que margeia a lagoa, proposta que deverá entrar em pauta durante a reunião.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará agenda atendimentos presenciais ao público uma vez por semana, às quintas-feiras, em horário pré-agendado. A decisão foi adotada após publicação de portaria da Primeira Secretaria restringindo a presença do público nas dependências da AL como medida preventiva contra a pandemia de Covid-19, em vigor até o dia 15 de fevereiro.
O agendamento do encontro poderá ser feito através do e-mail [email protected], para estabelecer contato com o comitê.
(*) Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa