Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os serviços de telefonia móvel atingem 98,2 por cento da população brasileira, mas 3 milhões e 800 mil brasileiros, que moram em distritos fora da sede dos municípios, não têm acesso aos serviços de telefone celular. Os dados constam de levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações.

Apesar da abrangência do serviço de telefonia móvel, os dados mostram que ainda existem municípios no país que contam apenas com a tecnologia 2G, que não permite o acesso à internet. Com relação as tecnologias 3G e 4G, que permitem acesso móvel à internet, os dados mostram que a cobertura de 3G está em 5 mil 301 municípios, onde moram 99,3 por cento da população brasileira, e o 4G já chega em 4.122 municípios brasileiros, onde moram 94,4 por cento da população, segundo a Associação.

A entidade justificou o fato de ainda não haver a universalização dos serviços 3G e 4G, com o argumento de que as regras definidas pelo órgão regulador preveem o atendimento de 80 por cento da área urbana do distrito sede e mais uma faixa de 30 quilômetros além dos limites do distrito sede, destacou que distritos que estiverem fora dessa área não estão nas obrigações de cobertura.