O Fortal 2024 conta com uma Tenda Lilás, operando das 19h às 4h, para o acolhimento de mulheres e encaminhamento de ocorrências de importunação. O serviço teve início nesta quinta-feira (18), durante a primeira noite de um dos maiores carnavais fora de época do Brasil.

Em seu segundo ano de funcionamento, o equipamento estará disponível até o próximo domingo, 21 de julho, oferecendo serviços para mulheres que busquem informações ou queiram fazer denúncias de violência. No espaço, as mulheres encontram atendimento do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além do apoio psicossocial e da Delegacia da Mulher.

“A Tenda Lilás completa um ano e está, mais uma vez, presente no Fortal para acolher e proteger mulheres que passem por situação de importunação. Com o esforço do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, e as parcerias institucionais, os resultados começam a chegar: o estado do Ceará foi o único estado do Brasil a reduzir os crimes de importunação, segundo os dados de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, destaca a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero.

A campanha com o tema “Importunação sexual é crime e não tem lugar na folia”, promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), busca fortalecer a rede de apoio às mulheres e aumentar a conscientização sobre o crime e suas consequências.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a importância do espaço: “Estamos aqui no Fortal, ao lado da Tenda Lilás, uma iniciativa do Governo do Estado com o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Secretaria das Mulheres. Este espaço oferece proteção e suporte para as mulheres presentes. O Governo do Estado está empenhado em combater a violência contra a mulher. Agradecemos a todas as instituições envolvidas nesse esforço. Mulheres, se tiverem alguma denúncia ou perceberem que estão sendo vítimas de violência, contem com a Tenda Lilás e as instituições presentes para receberem todo o apoio necessário”.

Essa iniciativa reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres, garantindo que todas possam aproveitar o Fortal 2024 de forma segura e protegida.