Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará promove nesta terça-feira (29), às 14h, o Seminário Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú.

Esse será o terceiro de nove seminários que fazem parte de uma programação do Pacto pelo Saneamento Básico, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, que visa promover a integração institucional e fortalecer as políticas públicas de saneamento básico, objetivando apoiar a universalização desse serviço.

O cenário a ser discutido neste terceiro seminário abrange os seguintes municípios: Banabuiú, Boa Viagem, Ibicuitinga, Madalena, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Milhã, Jaguaretama e Itatira.

Na programação, Luana Bezerra, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria do Meio Ambiente, apresenta o eixo “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”; Assis Bezerra, mestre em Resíduos Sólidos pela UFC, apresenta o eixo “Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas”; Sérgio Mota, educador da Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, apresenta o eixo sobre “Educação Ambiental para o Saneamento”; Marcella Facó, da Secretaria das Cidades, apresenta o eixo “Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário”; e Ênio Girão, pesquisador da Embrapa, apresenta o eixo “Saneamento Rural”. A moderação é da coordenadora técnica do pacto, Rosana Garjulli, do Conselho. 

A Sub- Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú tem uma área de drenagem de 19.316 km², correspondente a 13,37% do território cearense. O rio Banabuiú é o principal tributário do rio Jaguaribe. São seus afluentes, pela margem esquerda, os riosios Patu, Quixeramobim e Sitiá; e pela margem direita apenas o riacho Livramento. Esta bacia é composta por 15 municípios e apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 2.760.549.943 bilhões de m³, num total de 19 açudes públicos gerenciados pela COGERH.

Nos seminários anteriores, foram apresentadas a situação da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado e das Bacias Metropolitanas. Após o seminário sobre a Sub-Bacia hidrográfica do Rio Banabuiú, serão realizados outros seminários sobre as bacias do Acaraú, Serra da Ibiapaba, Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe.

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos é um órgão de pesquisa, educação e memória da Assembleia Legislativa e tem por atribuição oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas públicas e ao processo decisório legislativo no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

(*)com informação da AL