A outorga do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, localizado no Mucuripe, foi arrematada por R$ 100 mil nesta sexta-feira (11), em leilão do Governo Federal. O valor é 1.490 vezes menor que o montante investido para construção do equipamento — R$ 149 milhões. O vencedor do leilão foi o grupo ABA Infra de São Paulo, que vai administrar o Terminal pelos próximos 25 anos.
O leilão foi feito por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) — que leiloou ainda três equipamentos de Maceió. Ao todo, foram 208,1 milhões arrecadados de outorga com os quatro terminais.
O leilão contou com a presença do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery. “Leilão muito bem-sucedido. Quero saudar o secretário de Portos, os diretores e toda equipe técnica da ANTAQ. Sem eles nada tinha acontecido. Sabemos o quanto esforço e suor é necessário para que esses leilões aconteçam”, disse.
“Valor de outorga muito importante para os cofres públicos. Mas o mais importante é que esse leilão significa investimento. Foram três players importantes competindo e vencendo. Isso significa maior concorrência, o que acarretará preços mais baixos aos consumidores”, complementou.
Sobre o terminal de passageiros no Porto de Mucuripe, Nery estimou que o arrendamento contribuirá para diminuir os gastos portuários com manutenção, o que trará novas perspectivas de investimentos dentro do porto.
“O TMP é mais uma perspectiva importante que se abre. Além do valor da outorga, outro componente essencial é que, hoje, a autoridade portuária precisa retirar recursos dos próprios cofres para poder pagar a manutenção. Ela irá se desonerar da obrigação de manutenção e poderá investir no que é mais importante para prover uma melhor infraestrutura do porto”, comentou.
(*) Com informações do Governo Federal