Trabalhadores de carteira assinada terão novo saque, afirma Caixa; veja os riscos da nova modalidade

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal confirmou a liberação de um novo saque para trabalhadores com carteira assinada. Porém, para os trabalhadores que irão utilizar a opção, a instituição fez um alerta importante: quem optar pelo saque deve estar ciente das restrições dessa modalidade, que pode impedir o acesso ao saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa.

A liberação dos valores segue uma tabela da Caixa, que define um percentual do saldo disponível e um valor adicional, conforme a quantia acumulada na conta do FGTS. Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas podem optar por essa modalidade, desde que façam a solicitação nos canais oficiais do banco, como o aplicativo FGTS, o site da Caixa ou diretamente em uma agência.

A grande desvantagem dessa escolha é que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo total do FGTS. Nessa situação, ele receberá apenas a multa rescisória de 40%, enquanto o restante do dinheiro continuará bloqueado para saques anuais, conforme o calendário do saque-aniversário. Outro ponto importante é que, se o trabalhador quiser reverter essa escolha e voltar ao modelo tradicional, precisará aguardar dois anos após a solicitação.