Os quase 1.500 veículos comprados desde 2015 se dividem em 636 carros e caminhões e 828 motos, sendo 599 para o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e 229 para as Unidades Integradas de Segurança (Unisegs).
Na leva atual de 100 viaturas, foram adquiridos veículos Trailblazer adaptados para as funções de policiamento ostensivo, e contam com tecnologia para a comunicação de registros.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, ressaltou que é a primeira vez na história que toda a frota do Batalhão de Choque é renovada e ampliada. Ele também lembrou que a ampliação da frota policial vem para atender tanto Capital quanto Interior, combatendo com mais eficiência e agilidade a ação de criminosos.
“A renovação da frota é muito importante, porque hoje trabalhamos com o conceito de mobilidade do crime. O criminoso deixou de andar para praticar os crimes e agora usam motos, carros. Precisamos, então, dar as melhores condições para os nossos policiais trabalharem com equipamentos de qualidade. São veículos 4×4, a diesel, aptas para qualquer missão”, disse.
Sobre as viaturas alugadas, que devem ser apresentadas em abril, o governador complementou que será uma experiência para garantir que não faltem veículos nas ruas em casos de manutenção. “A ideia é que a gente possa ter viaturas novas, boas. E vamos ter a experiência de ter viaturas alugadas agora. Até porque, quando uma viatura comprada colide ou dá um problema, ela passa muito tempo até voltar a sua rotina normal. Isso prejudica a polícia e também a população que fica sem o veículo na cidade. Isso é uma forma de ajudar na operacionalização da polícia. A empresa é obrigada a até 24 horas repor a viatura que teve problema de mecânica ou colisão”.
Com informações Governo do Estado do Ceará |
|
|