O transporte gratuito e a rapidez nas seções eleitorais podem ser determinantes para a redução do índice de abstenção neste segundo turno da eleição no Ceará. A abstenção no primeiro turno chegou a 17,47%, o que significou 1.2 milhão de cearenses ausentes às urnas.
SEM FILAS E VOTAÇÃO RÁPIDA
Diferente do primeiro turno, quando foram cinco votações – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, a passagem dos eleitores pelas urnas neste domingo será bem mais rápida.
Os cearenses encontrarão seções eleitorais mais vazias, com menos filas e mais rapidez para votar. Isso acontece porque a votação é apenas para eleição presidencial e a ida à urna eletrônica se torna bem mais ágil. Em 12 estados, os eleitores escolhem, além do Presidente da República, os Governadores.
TRANSPORTE GRATUITO
As dificuldades para locomoção (falta de dinheiro para pagar a passagem e escassez de transporte) e as longas filas nos locais de votação contribuíram para 32 milhões e 700 mil eleitores ficarem ausentes no dia 2 de outubro.
Uma das medidas adotadas para permitir que os brasileiros exerçam o dever cívico de votar e ajudar a definir os rumos do País pelos próximos quatro anos é a instituição do transporte gratuito.
Em todo o Brasil, ao longo desta semana, milhões de pessoas se mobilizaram para reservar, de forma gratuita, a passagem no transporte intermunicipal.
A decisão mais abrangente foi adotada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que, nesta semana, aprovou uma resolução que permite aos municípios criarem linhas especiais de transporte para facilitar o deslocamento dos eleitores.
A gratuidade no transporte público neste segundo turno das eleições, que acontecerá neste domingo (30), vai beneficar 21 municípios do Ceará. A informação é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Tarifa Zero BH e as eleições serão decididas no domingo (30). Os cadidatos Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o cargo de presidente da República.
Além de Fortaleza cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e municípios da Região Metropolitana como Caucaia, Maracanaú e Maranguape serão beneficiadas. O levantamento mostra também que 318 municípios definiram que terão transporte público gratuito em todo país.
+Veja mais