O tratamento com pessoas diagnosticadas com Doença de Parkinson podem ser feitos em todas as unidades hospitalares da rede estadual de saúde que dispõem de neurologista. Para ter acesso aos serviços prestados pelos hospitais, contudo, o paciente deve ir a um dos 134 Postos de Saúde de Fortaleza. Na unidade será solicitada e agendada uma consulta com especialista.
Entre janeiro e outubro deste ano, 1.766 pessoas foram atendidas nos Postos de Saúde de Fortaleza, com Parkinson e/ou com suspeita do distúrbio. O quantitativo foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde e representa um aumento em comparação ao ano passado, quando foram registrados 1.720 atendimentos nesta vertente.
O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central. O fator responsável por causar a enfermidade e a redução da dopamina, substância que auxilia na realização de movimentos voluntários do corpo. Devido a decadência desse neurotransmissor, o controle motor do paciente fica prejudicado.
Atualmente, seis hospitais da rede Sesa oferece atendimento em doenças neurodegenerativas de forma regulada, conforme o Sistema de Informação Hospitalar/ DataSus, são eles:
- Hospital Geral de Fortaleza
- Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara
- Hospital Dr César Cals
- Hospital Regional Norte
- Hospital Regional Sertão Central
- Hospital Regional Norte