Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou audiências públicas nesta quinta-feira, 29/6, às 10 horas, em Pentecoste, e, às 15 horas, em Redenção, que marcaram o início dos trabalhos de revisão eleitoral com biometria na 50ª e na 52ª Zonas Eleitorais, respectivamente, que abrangem ainda os municípios de Apuiarés e General Sampaio, Acarape e Barreira.

As audiências públicas foram conduzidas pelo vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, e aconteceram na Câmara Municipal de Pentecostee e no Salão de Júri do Fórum da Justiça Estadual de Redenção, na presença de autoridades locais e de juízes e servidores da Justiça Eleitoral, que esclareceram aos representantes das comunidades dos municípios os principais aspectos da biometria.

Pentecoste

Na audiência pública realizada em Pentecoste, além do vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, compuseram a mesa oficial do evento, o juiz Francisco Marcello Alves Nobre, que responde pela 50ª Zona Eleitoral, o prefeito de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Hermano Pinto Cardoso, além do prefeito de General Sampaio, Francisco Cordeiro Moreira.

Na 50ª ZE, nos municípios de Pentecoste, Apuiarés e General Sampaio, que somam 51.878 eleitores, o prazo para o recadastramento biométrico obrigatório termina no dia 30 de novembro deste ano. Ao falar aos participantes da audiência pública, o desembargador Haroldo Máximo solicitou “o empenho dos prefeitos, vereadores e representantes das comunidades locais para atuarem como multiplicadores das informações repassadas nessa audiência a todos os eleitores”.

Redenção

Na parte da tarde, o vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral conduziu a audiência em Redenção, sede da 52ª Zona Eleitoral, que compreende ainda os municípios de Acarape e Barreira. Compuseram a mesa oficial do evento, a juíza eleitoral da 52ª ZE, Juliana Sampaio de Araújo, o procurador do município de Redenção, Fernando Brígido (representando o prefeito), a vice-prefeita de Redenção, Ana Paula Fonseca Braga, o secretário de Transportes de Acarape, Paulo Roberto Tinoco Chagas, representando o prefeito do município, e o comandante da PM na Região, major Edvaldo Ferreira Alves Neto.

Na ocasião, o desembargador Haroldo Máximo voltou a lembrar aos participantes do evento “a importância do chamamento dos eleitores para a coleta dos dados biométricos”. Os 55.261 eleitores dos três municípios da 52ª ZE também terão o prazo até 30 de novembro deste ano para comparecer ao Cartório Eleitoral de Redenção.

Todos os eleitores dos seis municípios são obrigados a comparecer aos respectivos cartórios eleitorais para fazer a revisão eleitoral. Caso contrário, os títulos serão cancelados.

O TRE-CE esclarece ainda que, para o conforto dos próprios eleitores, há necessidade de agendar o atendimento, através do telefone 148 ou aqui no site do tribunal, link http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor.

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do estado até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Para o ciclo 2017-2018, 69 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica. Até as eleições de 2018, 131 dos 184 municípios do Ceará atingirão 100% do eleitorado recadastrado com biometria.

Com TRE