O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou na manhã desta sexta-feira, 22/9, audiência pública no Fórum de Justiça de Pacoti, que marcou o início dos trabalhos de revisão eleitoral com biometria no município e em Guaramiranga.
O vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Correira de Oliveira Máximo, conduziu a audiência, que contou ainda com a presença do juiz da 5ª Zona Eleitoral, Agenor Studart Neto, do vice-prefeito de Pacoti, Maciel Alves Bezerra, dos presidentes das Câmaras Municipais de Guaramiranga e Pacoti, vereadores João Carlos Teixeira Barrozo e José Leandro Sousa Oliveira, além de servidores da Justiça Eleitoral e representantes das comunidades locais. Na audiência, o desembargador Haroldo Máximo voltou a ressaltar a importância “da mobilização das autoridades locais que devem estimular os eleitores a comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral e assim evitar o cancelamento do seu título”.
Em Pacoti, 53% dos 10.430 eleitores do município já recadastraram o título. Mas em Guaramiranga, apenas 33% dos 5.630 eleitores fizeram a biometria. Eles deverão agilizar a ida ao cartório eleitoral para a coleta dos dados biométricos. Nos dois municípios, o prazo final para a regularização do título termina no dia 30 de novembro deste ano. Para dar celeridade aos trabalhos, o TRE-CE já providenciou a instalação de um posto de atendimento em Guaramiranga, que funcionará a partir de 9 de outubro. Até lá, os eleitores podem fazer o recadastramento biométrico no posto de Pacoti ou no cartório eleitoral de Baturité, que passará a ser sede de zona dos municípios de Pacoti e Guaramiranga, devido ao rezoneamento eleitoral que já vem sendo implementado.
Na tarde desta sexta-feira, 22/9, o TRE-CE realiza ainda audiência pública em Aracoiaba para também dar início aos trabalhos de revisão eleitoral com biometria no município, que tem 24.330 eleitores. O prazo para o recadastramento biométrico no município termina no dia 28 de fevereiro de 2018. Mas os eleitores não devem deixar para última hora a ida ao cartório eleitoral. Até agora, apenas 37% fizeram a biometria.
Próxima audiência
Dando continuidade à implementação do ciclo do recadastramento biométrico no período 2017-2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará fará na segunda-feira, 25/9, às 10 horas, audiência pública em São Luís do Curu, incluindo o município de Umirim. O vice-presidente e corregedor do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, também estará presente para dar início aos trabalhos de revisão eleitoral nesses municípios.
O ciclo da biometria 2017-2018, que começou no dia 6 de fevereiro deste ano, será concluído, com o início da revisão eleitoral no município de Cedro, no próximo dia 20 de outubro. Ao todo, o TRE terá implementado neste ano de 2017 a revisão eleitoral em mais 67 municípios do Ceará, alcançando a meta prevista de 100% do eleitorado com biometria em 129 dos 184 municípios do estado nas eleições de 2018. Até maio do próximo ano, o TRE espera fazer o cadastramento biométrico de cerca de 4.760.000 eleitores, atingindo 75% do eleitorado cearense, que soma hoje 6.356.000 eleitores.
Com informações com TRE