O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu, até o final da tarde desta sexta-feira (12), pedidos de registro de 333 candidatos à Câmara Federal e 473 à Assembleia Legislativa, além de cinco postulantes ao Senado, com os seus suplentes, e cinco ao Governo do Estado, com os nomes dos vices.
Os números podem sofrer alteração a qualquer momento porque os partidos e coligações tem até a próxima segunda-feira (15) para enviar as solicitações de registro de candidatos proporcionais e majoritários.
Após analisar os documentos encaminhados pelos candidatos e candidatas, o TRE emitirá parecer sobre o deferimento ou indeferimento dos candidatos. Quem recebeu o aval da Justiça Eleitoral, cairá nas ruas e na internet para, a partir da terça-feira (18), fazer campanha e pedir votos aos eleitores.
Quem ficar com a candidatura inferida, recorrerá ao TRE para sanar pendências e se credenciar a uma das 46 vagas na Assembleia Legialativa, 22 vagas da bancada do Ceará na Câmara, uma se senador e a mais cobiçada – a principal cadeira no Palavio da Abolição.