O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará informou que vai distribuir três mil senhas para atendimento ao eleitor que deseja fazer o cadastro biométrico, neste domingo (17), no Centro de Eventos, em Fortaleza. O horário de funcionamento será de 8h ao meio-dia. Na segunda (18), o atendimento volta a ocorrer das 8h às 17h. Em cinco dias, o mutirão recebeu 26 mil pessoas.
De acordo com o TRE, a medida foi tomada devido à grande procura de eleitores pelo Mutirão da Biometria, que gerou longas filas nesse sábado (16).
Em nota, o Tribunal afirmou que a medida visa reduzir os transtornos das longas filas, e que “ao ingressarem no Centro de Eventos, os eleitores encontrarão ambiente climatizado, com mil cadeiras e banheiros.”
O cadastramento biométrico vai até o dia 29 de novembro, em Fortaleza. O TRE informou que 523 mil cidadãos ainda não fizeram o procedimento.
Os eleitores que precisam fazer o título pela primeira vez ou transferir o documento devem aguardar o final do prazo da biometria, para pegar menos fila, já que a data-limite para essas operações é 6 de maio de 2020.
Caso o cadastro não seja feito no prazo, o título será cancelado e o eleitor ficará impedido de votar, candidatar-se, inscrever-se ou receber o Bolsa Família, tomar posse em cargo público, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, receber salários (se for servidor público) e contrair empréstimos em bancos oficiais.
Mais informações sobre o recadastramento biométrico, o eleitor poderá ligar para o telefone 148 ou acessar a página do TRE-CE na internet.