Mais uma operação especial para facilitar o acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no próximo domingo (10) — data de aplicação do segundo teste. As linhas de transporte sobre trilhos funcionarão em horários específicos para os deslocamentos de ida e volta.
O acesso gratuito será liberado para todos, sejam inscritos ou não na prova, atendendo a decreto do governador Elmano de Freitas. No Ceará, mais de 95 mil alunos da rede pública de ensino estão inscritos.
+ Veja os horários — Enem (dia 10/11)
A operação inicia às 10h30, duas horas antes do início do teste. Após o término, os trens circulam até depois das 19h30. Nas estações, os bloqueios estarão liberados para todos, sem necessidade de apresentação de documento. As linhas Sul, Oeste, Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), VLT de Sobral e VLT do Cariri estarão em funcionamento. Juntas, elas atendem às cidades de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Juazeiro do Norte e Crato.
Sair de casa o mais cedo possível é uma dica importante para evitar que imprevistos no transporte público afetem a chegada no horário permitido. Para quem nunca usou metrô ou VLT, é interessante planejar a viagem com antecedência, escolhendo a estação de embarque na ida e na volta, verificando os horários dos trens nesses pontos e observando a possível necessidade de um transporte complementar (ônibus, aplicativo ou bicicleta). Em Fortaleza, há integração física do metrô e dos VLTs com a rede de ônibus nas estações Papicu e Parangaba, o que pode ser útil para acessar locais de prova distantes das estações metroviárias.
Os horários de operação especial para o Enem 2024 podem ser consultados em metrofor.ce.gov.br/horarios ou no Instagram do Metrofor (@oficialmetrofor).