Duas ações distintas da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultaram nas apreensões de três armas de fogo, munições e também aves pertencentes à fauna silvestre brasileira. As investidas ocorreram no município de Acopiara, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16), nessa segunda-feira (06).

A primeira ação ocorreu no Distrito de Trussu, após uma denúncia anônima. Uma composição do BPMA diligenciou até o local, onde foram apreendidas duas espingardas de calibres 20 e 36; além de 17 cartuchos de calibres variados e também recipientes contendo pólvora e chumbo. Este material havia sido abandonado por infratores, em uma propriedade na zona rural, que se evadiram ao perceber a aproximação da composição.

Ainda em Acopiara, dessa vez na localidade de Sítio Logradouro, o BPMA prendeu um idoso de 70 anos, em posse de uma arma de fogo e também animais silvestres, após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informar sobre o crime. O proprietário, identificado por Natanael Pereira de Paula – sem antecedentes – confessou que não tinha permissão para domesticar os animais. Dando continuidade às buscas na casa, os policiais apreenderam, ainda, uma espingarda calibre 38 e várias munições. O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional de Iguatu, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

Fonte: SSPDS