A troca de cadeiras na Esplanada dos Ministérios e a definição de nomes para o segundo escalão do Governo Federal mexem com os bastidores políticos em uma semana cheia de articulações entre lideranças nacionais do PP, Republicanos, União Brasil e PSD.

A expectativa é de que, até o próximo dia 11, quando o Governo lança o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), as mudanças na equipe ministerial sejam definidas. Os articuladores políticos do Palácio do Planalto querem contemplar o PP e o Republicanos para ampliar a base na Câmara e no Senado. Além de um Ministério, o PP deverá ser contemplado, também, com a Presidência da CEF.

A entrada dos dois partidos no ministério pode suprimir espaços do PT e PSB dentro de uma composição que o governo considera essencial para garantir uma base mais sólida no Congresso Nacional.

O presidente Lula deve anunciar, nos próximos dias, quais Ministérios serão destinados ao PP e Republicanos, enquanto o PSD e União Brasil estão de olho na escolha do nome que irá comandar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O PSD apresentou o nome do ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, para o cargo. O União Brasil, também, está de olho na Presidência da Funasa.

LEIA MAIS