O cenário pré-eleitoral de 2022 terá, entre os dias 3 de março e 1º de abril, o maior troca-troca de partidos entre deputados estaduais e federais que querem concorrer a um novo mandato. O período é definido como janela partidária e permite que os deputados estaduais, distritais e federais, eleitos em 2018, mudem de siglas sem prejuízos ao mandato. A troca de legenda, antes desse período, poderia implicar na perda do mandato.
As negociações para a migração de parlamentares entre os partidos estão avançadas e, oficialmente, as fichas de filiação só poderão ser exibidas a partir da próxima quinta-feira, ou seja, dentro da janela partidária.
O período vai mexer com o quadro eleitoral e, como destaca, nesta segunda-feira, o Bate Papo Político, no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida, a janela partidária abrirá caminhos para novas articulações e, também, a formação de federações entre as siglas que irão disputar as eleições de outubro. O Bate Papo Político tem mais análise e informações sobre o quadro político.