Tem mais uma ação de enfrentamento às fake News: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (6) duas iniciativas para conter a disseminação de informações mentirosas nas eleições municipais.
O TSE, ao lado da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, lançou uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral.
O repórter Carlos Alberto destaca, na Jornal Alerta Geral, que a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, anunciou, ainda, a assinatura de um acordo com as plataformas de redes sociais para o combate às notícias falsas.
Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha vai adotar a linguagem regional para engajar os eleitores.
A campanha conta com dois livros com informações sobre a instituição e o processo eleitoral.
‘’O que queremos é garantir o voto livre, sem contaminação com desinformações, com mentiras, que fazem com que a liberdade seja garroteada com informações que não condizem com a realidade dos fatos’’, afirmou a ministra Cármen Lúcia, ao anunciar, também, a implantação de um número de telefone -1491, como canal para as pessoas denunciarem qualquer tipo de desinformação de que se tenha notícia.