Os primeiros números sobre o uso dos recursos do Fundo Eleitoral em 2024 mostram que um percentual das verbas caiu na conta de candidatos e candidatas laranjas: uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo mostra que, em todo o Brasil, 2.771 candidaturas receberam mais de R$ 1 mil do Fundão Eleitoral e do Fundo Partidário para cada um de seus votos. Cada uma dessas candidaturas recebeu menos de 100 votos.


Segundo os dados do TSE, o conjunto desses candidatos recebeu um montante de 54 milhões e 700 mil reais de verba pública, mas somou apenas 30 mil e 886 votos. Com base na divisão dos valores do fundo eleitoral pelo número de sufrágios, cada um desses votos custou 1 mil, 771 reais e 83 centavos.


O repórter Carlos Silva, em participação no Jornal Alerta Geral, destaca que, do total de 2.771 candidaturas, 2.087 eram mulheres. Nenhum dos candidatos ou candidatas conquistou mandato nas Câmaras de Vereadores.


A comprovação da existência de candidaturas laranjas gera punição aos partidos, aos candidatos e perda de mandatos de eleitos ou eleitas que foram beneficiados com os votos atribuídos aos postulantes a um mandato parlamentar que participam de eventual fraude.