Os dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, entre as 5 mil, 568 cidades brasileiras, 227 terão apenas um nome na disputa pela prefeitura.
O candidato ou candidata tem, nesses casos, uma campanha sem acirramento, com poucas despesas e, independente do número de votos que receber no dia 6 de outubro, conquistará o poder municipal pelos próximos quatro anos.

O número de cidades com apenas um candidato é o maior das últimas quatro eleições: em 2012, eram 108 municípios com uma única candidatura à prefeitura; em 2016, apenas 95 municípios e, em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 106 cidades não tiveram disputa, ou seja, apenas um nome concorreu à Chefia do Executivo Município.

Segundo, ainda, o TSE, Minas Gerais tem o maior número de municípios com candidatura única à prefeitura, chegando a 45), vindo, em seguida, o Rio Grande do Sul (44), São Paulo (26), Goiás (21) e Paraná (20). O Ceará, que possui 184 prefeituras e são cobiçadas por mais 483 candidatos ou candidatas, apresenta duas cidades com apenas um candidato a prefeito: Mucambo e São João do Jaguaribe.