O Ceará deve receber 156,4 mil turistas estrangeiros até novembro, segundo a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). O número representa 12% a mais de visitantes se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 139,6 mil estrangeiros estiveram no estado.
De acordo com o titular da Secretaria de Turismo, Arialdo Pinho, desde que os novos voos tiveram início, o número de estrangeiros vindo para o Ceará cresceu. O Estado conta com mais três novos voos previstos, dois para este ano e um para 2020, vindos de Madri. A expectativa é que a movimentação turística aqueça a economia local. No primeiro semestre deste ano, o Ceará foi o estado com o maior aumento na quantidade de passageiros estrangeiros da Região Nordeste.
A conquista de um centro de conexões internacionais no Nordeste, em operação desde maio deste ano, marca o início de uma nova fase no turismo cearense e transforma Fortaleza em um dos principais portões de chegada de estrangeiros ao Brasil. Em um ano, o número de voos internacionais já confirmados vai triplicar. Enquanto em 2017 eram 14 frequências semanais chegando de 8 origens, este ano são 48 ligações por semana, trazendo turistas de 14 cidades da América, Europa e África. O aumento no número de turistas estrangeiros está estimado entre 60 e 70 mil por ano.