Em três semanas de Copa do Mundo, o site de registros de reclamações e denúncias de consumidores contra empresas, o Reclame Aqui, recebeu mais de 3 mil queixas de produtos com os termos “Copa” e “Copa do Mundo”.

Desde a estreia do mundial, no dia 14, até as 11h desta quinta-feira (5), foram registradas queixas principalmente para as categorias de eletroeletrônicos, tendo as TVs liderando com folga a lista de produtos que geraram algum problema na venda, com 67% das reclamações. Em segundo lugar aparecem os serviços de TV por assinatura, com 4,92% das reclamações.

Em cada uma das três semanas da Copa, as TVs se mantiveram no topo das reclamações entre os produtos, e a categoria eletroeletrônicos também foi a mais mencionada pelos consumidores no período. O problema mais relatado foi o atraso na entrega e produto não recebido.

Grandes varejistas aproveitaram os meses que antecederam a Copa para fazer promoções inusitadas de televisores. Um deles chegou a aceitar aparelhos antigos como entrada na compra de uma TV nova. Outro ofereceu um televisor extra por R$ 1 na compra de um aparelho acima de 60 polegadas.

Álbum da Copa entre os mais reclamados

O álbum de figurinhas da Copa aparece entre as categorias mais reclamadas no período. Na última semana, por exemplo, o produto respondeu por 13,4% das queixas, o terceiro mais reclamado.

Na comparação com a última Copa do Mundo no Brasil, houve um aumento de 10,3% nas queixas – de 2.759 em 2014 para 3.044 nas primeiras três semanas de torneio deste ano.

Segundo o diretor de Marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, geralmente há um grande ciclo de troca de televisores de quatro em quatro anos devido à Copa. Os cidadãos ficam ansiosos para o grande evento, colocam muita expectativa e até um alto investimento, como a compra de uma TV.

“Qualquer quebra no fluxo do planejamento gera muita reclamação. Podemos confirmar isso com o aumento de 10% de reclamações em relação ao último Mundial”, diz Paniago.

Veja os comparativos:

Produtos mais reclamados

1ª semana (14/6 a 21/6)

  1. TV – 67%
  2. TV por assinatura – 4,92%
  3. Smartphone – 3%

2ª semana (22/6 a 28/6)

  1. TV – 43,7%
  2. Smartphones – 6,3%
  3. Camisetas – 4,7

3ª semana (29/6 a 5/7)

  1. TV – 41,8%
  2. Celular – 5%
  3. Camisetas – 3,3%

Categorias mais reclamadas

1ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 49,6%
  2. Problemas com o atendimento – 10%
  3. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 6,8%
  4. Celulares e smartphones – 4,3%
  5. Problemas com o site – 4,3%

2ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 36,3%
  2. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 7,8%
  3. Celulares e Smartphones – 5,7%
  4. Artigos Esportivos – 5,3%
  5. Problemas com o site – 4,9%

3ª semana

  1. Eletroeletrônicos – 28,2%
  2. Problemas com atendimento – 14%
  3. Editoras (álbum de figurinhas da Copa) – 13,4%
  4. Eletrodomésticos – 5%
  5. Smartphones – 5%

Problemas mais mencionados

1ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 55,5%
  2. Produto com defeito/devolução – 5,4%
  3. Aplicativos – 2,7%
  4. Mau atendimento – 2,2%
  5. Propaganda enganosa – 2,1%

2ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 45,3%
  2. Produto com defeito/devolução – 8,8%
  3. Propaganda enganosa – 3,2%
  4. Mau atendimento – 3,2%
  5. Produto errado – 2,7%

3ª semana

  1. Atraso na entrega e produto não recebido – 43,2%
  2. Mau atendimento – 4,8%
  3. Produto com defeito – 3,3%
  4. Troca/Devolução de produto – 3,3%
  5. Propaganda enganosa – 2,8%

Copa de 2014

Na Copa do Mundo no Brasil, em 2014, no período de 12 a 26 de junho (três semanas de torneio) foram registradas 2.759 reclamações. Em novembro de 2015, o Reclame Aqui passou a fazer uma nova classificação na sua categorização de empresas e de reclamações, então, alguns termos nos motivos de queixa ficaram mais assertivos.

Em 2014, não era possível classificar somente por produto, por exemplo. Portanto, não foi possível localizar especificamente a posição dos televisores entre os itens.

Principais motivos de queixa:

  1. Desrespeito ao consumidor – 21,7%
  2. Me sinto prejudicado- 19,9%
  3. Atraso na entrega- 13%

Categorias mais reclamadas:

  1. Lojas virtuais – 19,8%
  2. TV e TV por assinatura – 9,7%
  3. Telefonia/Celular- 8,6%

 

Com informação do Jornal O Globo