Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) chega aos seus 45 anos de fundação nesta quinta-feira (5). São mais de quatro décadas formando pessoas, como trabalhadores competentes e cidadãos críticos, capazes de contribuir com o crescimento do Ceará. São, aproximadamente, 70 mil formados na graduação (licenciaturas e bacharelados) e 5.838 mil na pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), além da pós-graduação lato sensu (especializações e residências).

Para o reitor Jackson Sampaio, é uma data a ser comemorada por tudo o que já foi realizado e também pelo que está por vir. “Enquanto festeja as conquistas do vivido, prepara-se para crescer academicamente e ajudar o Ceará a crescer intelectual, política, social e economicamente, pois há um novo caminho aberto, que é o de prospectar a oferta das formações que o desenvolvimento socioeconômico do estado exigir quanto a pesquisa básica e aplicada, extensão social e inovação tecnológica”.

Programação especial

Para celebrar seu aniversário, a instituição oferecerá, no dia 10 de março, em seu campus sede, uma programação especial aberta ao público. Será um momento que proporcionará à comunidade conhecer e/ou relembrar essa história, que é também a história de milhares de cearenses que fizeram ou fazem parte da Uece.

Pela manhã, o encontro dos ex-reitores da instituição marcará o início das celebrações. Eles participarão de uma mesa-redonda no auditório Paulo Petrola. Antes, o público conhecerá o grupo formado por alunos do curso de Música, o Quarteto Rúbio.

Ainda pela manhã, haverá o lançamento da exposição, no hall da reitoria, “Linha do Tempo – 45 anos Uece”, que trará grandes realizações da universidade divididas por Reitorados, como a criação das unidades no interior do estado, programas de mestrado e doutorado, Restaurante Universitário (RU), Hospital Veterinário, e ntre outros.

Ao meio-dia nova apresentação musical, com o projeto Cardápio Cultural, no palco do RU Itaperi. Para relaxar, após o almoço, haverá duas sessões de filme no Bibliocine da Biblioteca Central.

E no início da noite, a banda Sinfônica da Uece, sob a regência do professor Márcio Landi, se apresentará no Auditório Central. Serão 30 minutos intensos de música clássica, jazz e frevo.

Na ocasião, haverá também um grande sorteio de aniversário que a Universidade realizará. Em seus 45 anos, a Uece sorteia 45 livros da EdUECE (para 45 ganhadores), 45 tickets do RU (para um só sortudo) e uma bolsa para o cursinho extensivo do UeceVest. O sorteio da bolsa ocorrerá pelo Instagram @ueceoficial, os livros e os tickets serão sorteados no Auditório Central, logo após o concerto.

Veja programação completa:

9h – Solenidade de comemoração dos 45 Anos da Uece
Local: Auditório Paulo Petrola

11h – Lançamento da Exposição “Linha do Tempo – 45 Anos Uece”
Local: Hall do Prédio da Reitoria

12h – Almoço Comemorativo – Projeto Cardápio Cultural
Local: Restaurante Universitário – R.U.

13h e 15 h – Exibição de filme
Local: Sala da Bibliocine (Biblioteca Central)

18h – Banda Sinfônica da Uece, regência: Márcio Spartaco Nigri Landi
Local: Auditório Central

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp