Foram suspensas as atividades presenciais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) como forma de evitar o contágio da Covid-19 entre alunos e funcionários. Na Uece, com 28 mil alunos, não haverá aulas até 31 de março. Já no IFCE, as atividades seguem paralisadas até sexta-feira (20).
O Ceará tem três casos confirmados da doença, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Nesta segunda-feira (16), o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reúne para discutir o assunto. O reitor da Uece deve estar presente no evento.
Uma comissão foi criada para avaliar o cenário da Uece, como destaca o reitor Jackson Sampaio “Nossa primeira decisão foi criar um grupo de trabalho interno com epidemiologista, virólogos, clínicos como infectologistas, médicos e enfermeiros. Esse grupo deve ser reunir amanhã de manhã e escolher o coordenador que vai ser nosso representante no comitê estadual”, explica.
Ao todo são 13 campi da Uece, em 10 cidades, que compreende 1.096 professores e 386 trabalhadores técnico-administrativos efetivados. Segundo o reitor Jackson Sampaio, a recomendação é estimular atividades que possam ser realizadas por meio digital, como aplicativos de mensagens e e-mail.
“Não está suspenso o calendário ainda. Precisamos ter muita cautela com essas epidemias. As atividades administrativas serão reduzidas. Ao grupo de funcionários com faixa de risco, acima de 60 anos ou com comorbidades, como diabetes e doenças autoimunes, a gente está pedindo para ir para casa”, explica o gestor.
Já no IFCE, com cerca de 39 mil alunos, sendo 8 mil em Fortaleza, e 3.600 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, as atividades foram suspensas em todos 33 campi da instituição e no Polo de Inovação Fortaleza. Os setores administrativos e a reitoria funcionarão em regime de plantão dos serviços essenciais com escala entre os servidores e os terceirizados para evitar aglomerações.
Também será adotada a modalidade de home office, quando o trabalho é realizado em casa. Todos os eventos institucionais agendados até o dia 20 estão suspensos no IFCE, assim como as viagens de servidores e alunos, “salvo casos emergenciais”, como informou a institucional.
Casos no país
Além dos casos confirmados no Ceará, o Ministério da Saúde registra 200 casos em todo o país, conforme boletim divulgado neste domingo.
São Paulo é o estado com o maior número de casos confirmados, com 136. Isso representa 68% de todos os casos no país. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos, com 24.
Dicas de Prevenção
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
(*)com informação do G1