Com os dois Doutorados, a instituição passa a oferecer 46 cursos de pós-graduação stricto sensu, dos quais 30 integram programas completos, com mestrado e doutorado. O novo curso de Doutorado Acadêmico em Nutrição e Saúde é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS), coordenado pela professora Carla Soraya Costa Maia; e o Doutorado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas integra o Programa Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, coordenado pela professora Maria Andréa Luz da Silva.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a aprovação dos dois novos cursos de doutorado reflete a grandeza da nossa universidade na pesquisa e na produção de conhecimento científico e tecnológico na instituição, que atingiu o que costumo chamar de maturidade acadêmico-científica e que a coloca como uma das grandes universidades do país, em ensino, pesquisa e extensão. Hoje, somos a maior ofertante de cursos de mestrado e doutorado entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. As pesquisas inovadoras e de alto nível se refletem em ganhos efetivos para a sociedade, especialmente naquelas áreas em que militamos com reconhecimento em diversos âmbitos, como é o caso dos dois novos doutorados aprovados. Formar pesquisadores é uma das missões que abraçamos de forma muito comprometida. A Universidade Estadual do Ceará celebra essa importante conquista para a instituição, mas, sem dúvidas, também para toda a sociedade”.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, fala sobre o quanto a aprovação beneficia não somente a instituição, mas também a sociedade. “Quanto maior o nosso número de doutorados, mais possibilidades a nossa universidade tem. Entre elas, por exemplo, de participar de editais da Finep, ou seja, quando temos mais doutorados, podemos captar mais recursos, mais bolsas da Capes, mais bolsas do CNPq. Então essa aprovação é muito significativa, é um grande crescimento para nossa instituição. Quanto mais doutorados, quanto mais programas completos com mestrado e doutorado, mais a instituição se desenvolve e mais forma profissionais qualificados para a sociedade”.
Sobre o Doutorado Acadêmico em Nutrição e Saúde
O novo curso integra o PPGNS, que é o primeiro e único programa acadêmico da área de Nutrição no estado do Ceará e recebe demanda de alunos cearenses e de outros estados das regiões Norte e Nordeste.
O Doutorado em Nutrição e Saúde tem por objetivo oferecer oportunidade de formação e educação de doutores/cientistas em Nutrição. O PPPGNS tem como principal objetivo formar mestres e doutores em nutrição e saúde, bem como: a) Capacitar pesquisadores na área de nutrição e saúde; b) Qualificar profissionais para a docência na área de nutrição e saúde; c) Promover o desenvolvimento de pesquisas de interesse científico, tecnológico e industrial sobre aspectos relevantes em nutrição e alimentos, com ênfase nos seus aspectos bioquímicos, metabólicos, fisiológicos e de saúde coletiva; d) Qualificar recurso humano para o planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional; e) Promover inovação tecnológica nas questões ligadas à área de nutrição e alimentação, com ênfase nos alimentos funcionais; f) Promover o intercâmbio no âmbito nacional e internacional nas áreas de alimentação, nutrição e saúde.
O PPGNS tem como área de concentração Nutrição e Saúde, com as linhas de pesquisa: Diagnóstico e Intervenção em Nutrição e Saúde; Nutrição e Saúde Coletiva; e Bases experimentais em Alimentos e Nutrição.
A previsão é que a primeira turma de Doutorado em Nutrição e Saúde da Uece seja ofertada em 2025, com oito vagas.