Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Coordenadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) dos campi de Russas, Quixadá e Itapajé estiveram reunidos, nesta sexta-feira (3), com o prefeito de Quixadá, Ricardo Siveira; a prefeita de Itapajé, Dra. Gorete; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, Aricélio Mendes, representando o prefeito de Russas, Sávio Gurgel; vereadores de Quixadá e empresários , por intermédio do deputado estadual Salmito Filho (PDT), para apresentar sugestões de ações para fortalecimento da parceria com o programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE).

Criado pelo deputado, com coautoria dos empresários Fábio Feijó e Venâncio Freitas, o programa busca melhorar as condições de emprego e renda da população de municípios cearenses.

Durante o encontro, os coordenadores dos campi da UFC desses três municípios citados mostraram a atuação dos seus programas voltados para empreendedorismo e inovação, foco do PODE. Segundo Bruno Paiva, coordenador de Inovação Institucional da UFC, foi um momento com o PODE para mostrar o que fazem e o que têm para a parceria. “É um brainstorm”, disse o coordenador.

“Uma manhã histórica, dentre outras reuniões também muito importantes. Nós já estamos fazendo as pontes de oportunidades com a UFC, com as prefeituras de Quixadá, Russas e Itapajé e com representantes e investidores do setor produtivo. Essas pontes são para criar emprego e renda para a nossa população, construindo projetos estruturantes de desenvolvimento a partir da indústria do conhecimento, da inovação, que hoje é a locomotiva econômica do planeta do século XXI. Não é retórica. É trabalho. É fato! Apresentações belíssimas! Acredito nessa equação campeã que envolve setor público, setor produtivo, iniciativa privada e setor acadêmico. Quem ganha com essa equação, quem ganha com essas conexões, quem ganha com essas pontes é a população, destacou o deputado Salmito, articulador do encontro.

A pauta abordou projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), parcerias para inovação aberta, Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), mostras de startups, dentre outros.

A reunião foi encerrada com a definição dos próximos passos, que prometem o fortalecimento dessas parcerias, traçando estratégias em busca de mais oportunidades de emprego e renda para os municípios.

O evento contou também com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Itapajé, Carla Jane, e de Quixadá, Fabiano Barbosa, além dos coordenadores dos campi da UFC de Quixadá, Russas e Itapajé. Pela plataforma virtual, participaram professores e outros dirigentes da UFC.

(*) Com informações Assessoria de Comunicação Deputado Salmito Filho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp